O Dia Mundial de Combate ao Bullying no Agrupamento de Escolas de Vouzela

 

No passado dia 20 de outubro, assinalou-se, no Agrupamento de Escolas de Vouzela, o Dia Mundial de Combate ao Bullying. Com o tema “Faz Amig@s. Não Faças Bullying!”, esta data foi assinalada, também, nas várias turmas do quinto e do sexto anos.

O Serviço de Psicologia do Agrupamento de Escolas de Vouzela planificou e desenvolveu um conjunto de atividades que envolveu o visionamento de pequenos vídeos, a realização de conversas com os alunos em turma, onde foi possível sensibilizá-los para um conjunto diversificado de comportamentos, atitudes e estratégias conducentes à minimização dos efeitos nocivos do Bullying em contexto escolar.

Assim, foi possível sensibilizar e informar os alunos para dimensões importantes na erradicação do Bullying, como sejam a escuta ativa, a importância da inclusão, a aceitação da diferença e a inevitabilidade da interdependência. Estes, entre outros factores, são extremamente importantes não só na consciencialização da ocorrência do Bullying, como numa participação ativa, quotidiana, para que ele não ocorra em contexto escolar

Estas ações foram muito participadas e suscitaram, da parte dos alunos, muitas questões, comentários e descrições de vários acontecimentos das suas vidas. Ganharam uma melhor compreensão dos diferentes tipos de violência, desde a física à psicológica, ao assédio ou ao ciberbullying. Permitiu-lhes identificar as emoções negativas mais vivenciadas pelas vítimas de bullying, como o medo ou a vergonha. Ganharam uma perceção mais clara de alguns dos factores mais relacionados com o Bullying, como sejam o abandono escolar, o mau rendimento escolar e a natural baixa auto estima e isolamento social. Foi possível identificar e disputar algumas crenças irracionais sobre a vergonha ou o sentimento de incompetência relacionadas com a capacidade de se pedir ajuda, quando se é vítima de algum tipo de violência.

O Agrupamento de Escolas de Vouzela foi, este ano, distinguido com o Selo “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, atribuído pelo Ministério da Educação.

 

 

Pedro Laja

Psicólogo do Agrupamento de Escolas de Vouzela

 

 

Nota: Sobre o mesmo tema, ainda, teve lugar a sessão promovida pela GNR, Viseu, Escola Segura, para o 6º ano, como vem sendo habitual.

Nas turmas do 1º ciclo, igualmente, foi abordado o tema pelos docentes titulares, através de vídeos, crucigramas, debates, entre outros.

 

 selo