BIBLIOTECA_NOTICIAS

Projeto "Apreder com a Biblioteca" - EB1 de Queirã

 

TRABALHO: "O Rapaz que sabia acordar a Primavera"

(ver ebook)

 

 

Concurso Literário

VOUZELA, um Património a Descobrir

 

REGULAMENTO

"O Principezinho" nas escolas

O Principezinho

chega aos cinemas a 3 de Dezembro 2015

O clássico de Antoine de Saint-Exupéry vai chegar aos cinemas portugueses, para maravilhar os miúdos e graúdos. Pilotado por Mark Osborne, reconhecido realizador de "O Panda do Kung Fu", encontramos o aviador, já idoso a contar a uma menina a história de como conheceu um pequeno rapaz louro que pedia para lhe desenhar uma ovelha.

... com presentes para os alunos!

Queremos celebrar convosco a chegada de "O Principezinho" ao grande ecrã. Neste sentido desenvolvemos uma actividade multidisciplinar, onde se procura utilizar as valências nas áreas de português e artes para estimular a imaginação dos alunos e premiá-los. 

A actividade decorrerá na realização de contos curtos ilustrados pelos vossos alunos, onde descrevem o seu encontro com o Principezinho. Todos os trabalhos terão de ser entregues até o final de Novembro de 2015.

Descubra todos os detalhes em
http://oprincipezinho.co.pt

O Plano Nacional de Leitura vem convidar as escolas a participarem no Concurso «Elos de Leitura em Cartaz».

Propõe-se que, a par do prazer de ler, se criem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a necessidade de aprendermos a lidar com a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS que suportem o entendimento entre os povos. A leitura suporta e ilustra a diferençao pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade da Humanidade e a aceitarmos valores universais,  unindo-nos em torno dos direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas.

 

As escolas (sede) poderão participar no Concurso «Elos de Leitura em Cartaz» com um trabalho por nível/ciclo de educação e de ensino, conforme o Regulamento enviado em anexo.

A inscrição deverá realizar-se através do preenchimento de um formulário próprio disponível no Sistema de Informação do Plano Nacional de Leitura (SIPNL). Os trabalhos a apresentar a concurso serão enviados para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Contamos, mais uma vez, com a criatividade, a originalidade e o envolvimento de todos nesta festa da Leitura.

"Concurso 7 dia, 7 dicas sobre os media"

 

Numa época em que crianças e jovens são cada vez mais consumidores e produtores de media, o concurso pretende contribuir para fomentar um uso mais consciente, responsável e seguro dos media, assim como proporcionar situações em que os alunos aprendam a expressar-se e a criar através de diferentes meios digitais e audiovisuais.

 

Inserindo-se no âmbito da educação para os media e para a cidadania, estes objetivos exprimem uma preocupação transversal a todo o currículo do ensino básico e secundário, explicitamente incluída nos programas e metas de algumas disciplinas, nomeadamente português, línguas estrangeiras, educação para a cidadania, aplicações informáticas e TIC, entre outras. Desse modo, o Concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media pode constituir uma forma de abordagem e desenvolvimento de alguns temas/objetivos curriculares. Pode também articular-se com as atividades de enriquecimento curricular, a aplicação do Aprender com a Biblioteca Escolar ou outras iniciativas da Biblioteca.

 

Para concorrer basta enviar os trabalhos candidatos para <Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.> até 8 de abril de 2016, sugerindo-se que a participação de cada Escola/ Agrupamento e o referido envio sejam coordenados pelo Professor Bibliotecário.

 

Permitimo-nos chamar a atenção para algumas incorreções mais frequentes nos trabalhos das edições anteriores, os quais poderão ser facilmente ultrapassados nos futuros trabalhos: ausência de ficha técnica ou ficha técnica incompleta; falta de identificação das fontes de imagem e som ou identificação incompleta; incorreções na expressão escrita.

 

 

O Regulamento e cartaz do concurso ficam disponíveis no portal RBE; qualquer esclarecimento adicional pode ser solicitado através do endereço <Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.>.