PESES - Projetos
OFICINA DAS EMOÇÕES
Assim como constrói os conhecimentos sobre o Mundo, a criança também constrói o seu conhecimento social e emocional. Deste modo, a forma como a criança o faz irá desempenhar um importante papel nas relações que estabelece com outras crianças (e restante comunidade escolar), tanto no presente como no futuro (Zabalza, 1998).
OFICINA DAS EMOÇÕES
Calendarização: janeiro a junho
Dinamizadora: Educadora Social,
Destinatários: crianças dos 1º e 2º ano da Escola Básica de Paços de Vilharigues e da Escola Básica de Queirã..
Objetivos específicos:
✓ Potenciar a descoberta e compreensão das diferentes emoções, afetos e valores;
✓ Promover a descoberta/compreensão de si mesmo, dos outros e do mundo;
✓ Desenvolver na criança autoestima, autonomia e confiança (em si própria e nos que a rodeiam);
✓ Desenvolver competências interpessoais;
✓ Apoiar o bem-estar emocional e social;
✓ Promover um ambiente educativo onde a criança se sinta integrada, escutada e valorizada.
COMER BEM PARA VIVER MELHOR
O projeto teve como objetivo incutir nos alunos, de todos os níveis escolares, regras de saber estar à mesa e promover hábitos alimentares saudáveis entre os alunos e conscientizá-los sobre a importância de uma alimentação equilibrada.
O mesmo consistiu em acompanhar as refeições na cantina escolar, a higienização das mãos, bem como a verificação das senhas. O projeto foi realizado diariamente.
CUIDAR+
O projeto "Cuidar+" tem como propósito fomentar práticas de autocuidado, cuidado com o próximo e cuidado com o meio ambiente, promovendo a saúde integral, a empatia e a sustentabilidade. Procura envolver a comunidade escolar em atividades que reforcem a importância de cuidar de si mesmo, das relações interpessoais e do planeta, tornando os alunos agentes ativos do seu processo de crescimento/desenvolvimento.
O projeto tem como principais objetivos:
- Incentivar o autocuidado por meio de hábitos saudáveis e práticas de bem-estar;
- Promover a empatia e a solidariedade nas relações interpessoais;
- Estimular o cuidado com o meio ambiente através de ações práticas e educativas;
- Conscientizar sobre a importância da saúde mental e emocional;
- Desenvolver uma visão sustentável e responsável em relação ao consumo.
Foi realizada uma intervenção direta nas turmas do 1ºC1 (sextas-feiras, das 15h30 às 16h30); 2ºE1 (sextas-feiras, das 14h30 às 15h30), 2º/3º ano (quartas-feiras, das 16h30 às 17h30), 1º/2º anos Fataunços e turma de Moçâmedes.
PREVENÇÃO DO BULLYING
No âmbito das atividades inseridas no Programa do Agrupamento de Escolas na promoção da luta contra o Bullying, foram desenvolvidas as seguintes atividades:
a) Comemoração do Dia Internacional Contra o Bullying: foi apresentado um vídeo sobre o bullying e as suas competências em contexto escolar. Após o visionamento do clipe de vídeo, foi desenvolvido um guião de conteúdos que permitiu a@s alun@s, elucidar dúvidas, partilhar conhecimentos e experiências sobre o Bullying.
b) Exibição de um Vídeo Para as Turmas do 6ª Ano: no segundo período, foi pedido aos diretores das três turmas do 6º Ano, para apresentarem um vídeo sobre a identificação das principais emoções, e os contextos em que elas ocorrem com maior frequência. Esta atividade permitiu às turmas, identificarem as principais emoções, as melhores estratégias de gestão emocional, para cada uma delas.
PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL (PESES)
No âmbito da colaboração com o Projeto de Educação Para a Saúde e Educação Sexual (PESES), foi dinamizado um projeto inédito no Agrupamento, que consistiu em determinar o Perfil de Saúde Mental d@s alun@s do Sexto Ano. Nesse sentido foi pedido às turmas do Sexto Ano que preenchessem dois questionários que lhes foram apresentados online, e preenchidos com a colaboração do Professor de TIC. Os questionários foram preenchidos nas aulas de TIC.
Nesse sentido, foi pedido @s alun@s para preencherem dois questionários de avaliação clínica de duas dimensões do Desenvolvimento na Adolescência. Foram utilizados para o efeito, o Inventário de Auto-Conceito de Piers-Harris (PH) e o Inventário de Depressão para Crianças (CDI).
Os resultados obtidos pel@s alun@s, no Inventário de Auto-Conceito de Piers-Harris, revelam boas pontuações nas dimensões: Comportamental, Aspeto Físico e Satisfação/Felicidade.
Os resultados obtidos pel@s alun@s, no Inventário de Depressão para Crianças, revelam uma pontuação que em média, @s coloca abaixo do ponto de corte clínico, para indicador de Depressão.
Em conclusão, os resultados obtidos pela generalidade d@s alun@s do Sexto Ano, do Agrupamento de Escolas de Vouzela, permite identificar um Perfil de Saúde Mental, com alun@s. com bons fatores de proteção à incidência de quadros clínicos e de certa forma, promotores do seu sucesso educativo.