PROJETOS > FAZER EM CASA
"CARNEIRO HIDRÁULICO"
Se possui um curso de água junto a sua casa ou terreno agrícola mas o desnível do terreno não permite que a água chegue onde quer, então aqui está a solução mais barata e... por incrível que pareça:
funciona sempre e sem qualquer gasto energético!
A bomba de "carneiro" foi inventada por John Whitehurst em 1772, porém necessitava de um operador para fazê-la funcionar.
A partir desta invenção os irmãos franceses Montgolfier tornaram o aparelho automático.
O nome de "carneiro" tem origem num aparelho de guerra da Idade Média, constituído por uma tora de madeira reforçada com uma cabeça de carneiro de metal numa de suas extremidades - também conhecido por ariete, e era usado para derrubar muralhas e portões. O "carneiro" movia-se para a frente e para trás por ação da força humana.
A bomba de "carneiro" ou "carneiro hidráulico" ou ainda "bomba de ariete" funciona usando a pressão do ar e o fenómeno do "golpe de ariete", que resulta na alteração brusca de pressão da água num tubo. Através do uso de algumas peças simples, tubos e válvulas, é possível criar este sistema que bombeia água a uma altura considerável sem recurso a qualquer fonte de energia externa.
VANTAGENS:
- sem gasto energético
- pouca manutenção
- construção barata
- sempre em funcionamento
DESVANTAGENS:
- necessita de, pelo menos, um desnível de água de 2 metros
- necessita de água corrente, sem interrupção
- bombeia apenas cerca de 20% da água que nele circula