16.ª GYMNAESTRADA MUNDIAL

 

A Gymnaestrada é um evento não competitivo de GpT (Ginástica para Todos), à escala mundial e realiza-se a cada 4 anos, sob a égide da FIG (Federação Internacional de Ginástica), atraindo o maior número de participantes de todos os eventos da FIG. Durante sete dias, incluindo as Cerimónias de Abertura e de Encerramento, a participação é para todos, independentemente do género, idade, raça, religião, cultura, capacidade ou condição social. A participação de toda a comitiva nacional na Gymnaestrada teve como lema “Juntos Somos Um: Portugal!”

O Grupo de Ginástica, sedeado no Agrupamento de Escolas de Vouzela, marcou presença neste evento pela primeira vez. A comitiva foi constituída por 26 ginastas, 2 treinadores e 1 dirigente. Participaram nas Apresentações de Interior, com três apresentações do Bloco Gímnico intitulado “A Bela e o Monstro”, que foi apurado em maio de 2018. Para além destas apresentações, o Grupo aceitou o desafio lançado pela Federação Nacional e realizou uma exibição na Praça Central de Dornbirn, para a comunidade local, onde apresentaram a rotina de Ginástica de Grupo inspirada no filme “Tróia” e três rotinas de Ginástica Acrobática, que mereceram diversos elogios por parte da organização. 

Um dos momentos altos destes ginastas foi a Noite de Portugal, que em conjunto com os ginastas de S. Pedro do Sul, criaram um trabalho de abertura, a pedido da Equipa Técnica da Federação, representando o povo do ODUS, personagem central desta Gala. Foi um momento único, de muita interação, amizade e partilha. 

Podemos afirmar que a Gymnaestrada foi o ponto alto da história deste Grupo. Há 16 anos, quando este projeto se iniciou, a área de abrangência era apenas o Desporto Escolar. Hoje sentimo-nos muito felizes pela dimensão que estes ginastas atingiram. Estar num evento à escala mundial é algo que muito nos orgulha, que nos dá motivação para continuar a fazer mais e melhor.

Muito OBRIGADO a todos os que contribuíram para que este sonho se concretizasse. Foram dez dias muito intensos, recheados de muitas histórias para contar. 

Agora é tempo de descanso, recargar energias. Em setembro iremos iniciar com toda a nossa força e determinação. Reservem a noite do dia 5 de outubro para assistirem ao V Sarau Gímnico de Vouzela.

Boas Férias! Até setembro!