Hidrosfera


Go to content





No âmbito da 10.ª Edição do Prémio Ciência na Escola, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, surge o projeto
Hidrosfera, desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Vouzela, com coordenação dos professores Paulo Ribeiro e José Fernando.

O objetivo central do projeto é promover a poupança dos recursos hídricos, através da implementação de técnicas simples de rentabilização do uso da água. Sensibilizar a população escolar e a comunidade envolvente para a necessidade do uso racional da água, proporcionará poupanças muito significativas nas reservas de água bem como nos gastos domésticos com as tarifas da água.

Através do nosso sítio da Internet, queremos dar-te a conhecer as propostas de poupança de água a implementar na escola. Encontrarás aqui também algumas ideias originais do que podes fazer em tua casa, na agricultura e em muitas outras atividades diárias... e lembra-te:
cada gota que poupares hoje é mais uma gota que terás amanhã!


---- oOo ---




A Carta Europeia da Água Chama a Atenção

Não há vida sem água. A água é um bem precioso indispensável a todas as actividades. O homem depende casa vez mais desse bem, a água, que a natureza põe à sua disposição.


Contudo…

- Os recursos de água doce não são inesgotáveis.

- É necessário preserva-los e, se possível, aumentá-los.

- Com o crescimento da população, a melhoria dos seus hábitos de higiene para uma melhor saúde e também com o desenvolvimento agrícola e industrial é cada vez mais difícil satisfazer as necessidades crescentes que o homem tem de água.

- É preciso, portanto, aprender a considerar que a água é um património comum cujo valor deve ser reconhecido por todos.

- Cada um tem o dever de a economizar e da utilizar com cuidado.

- Cada um é responsável perante os outros pelo uso que faz da água.

- Desperdiçá-la é abusar de um património natural que é de todos.


---- oOo ---




Back to content | Back to main menu